Sunday, February 10, 2008

Base das Lajes

Os EUA afirmaram ter "uma grande capacidade de investimento disponível para aplicar na base das Lajes"! Segundo consta, nos últimos sete meses, a Embaixada Americana em Lisboa tem estado em contacto permanente com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e com o Ministério da Defesa Nacional dando-lhes conta dos que pretendem implementar: "uma guarda avançada (de grande capacidade militar) para combate ao narcotráfico e ao tráfico de seres humanos, além de sofisticados sistemas de radar"

Além disso, os EUA estudam a hipótese de criar um centro de treinos para pilotos de aviões de quinta geração, como o F-22 Raptor, embora existam outras alternativas aos Açores – como a Roménia, Turquia e Itália.

Os "velhos do restelo" a.k.a. "do contra", já se apressaram a dizer que seria negativo para o país! Eu não sou especialista na matéria, mas todos os açorianos com quem falei acerca da base das Lajes, afirmam que a mesma tem sido uma mais valia para os demais, principalmente por gerar empregos e por proporcionar desenvolvimento que nenhuma entidade nacional foi capaz de igualar naquela zona!

"Assim sendo, sou levado a perguntar: Porque não?"

Labels: ,

4 Comments:

Blogger Carrasco said...

não só pelo dinheiro que entra mas também porque coloca o nosso país num estatuto, perante a maior superpotencia mundial, que de outra forma não poderíamos lá chegar.

10 February, 2008 23:43  
Blogger Ângela said...

Se falares c o Proença Garcia ele expica-te a importância da Base... E tb a importância de nos fazermos "caros"...
Bjs

11 February, 2008 10:46  
Blogger Mil said...

Fazermos-nos de caros acho bem: temos de tentar fazer o melhor negócio possível!

Inviabilizar o investimento, ou dizer que seria mau, já discordo!

11 February, 2008 11:06  
Blogger Gonçalo Mouta said...

Para o país e para em geral mas para o Arquipélago em particular viabilizar este acordo a troca de contrapartidas consideráveis (e que sejam cumpridas) é a nossa última hipótese de definir as Lajes para os EUA não como uma mera Bomba de Gasolina (ás portas de casa ainda por cima) mas como um ponto estratégico que mantém a sua importância já depois da Guerra Fria.

Convém lembrarmos que desde a Guerra do Golfo 1.0 que que as Lajes vinham perdendo importância estratégica para outras como Ramstein e a de Madrid... (que não me lembro o nome

13 February, 2008 20:55  

Post a Comment

<< Home