Tuesday, September 02, 2008

The power of Boquete



Estou neste momento a ler o livro onde o filme "Tropa de Elite" se baseou. O livro está dividido em capítulos que contam diferentes histórias que os autores presenciaram durante a sua estadia no BOPE do Rio de Janeiro.
Como agora vivemos uma época conturbada devido ao aumento da criminalidade acho que existe uma história interessante no livro que pode retratar uma mudança na abordagem ao crime violento.
Existia na policia do Rio de Janeiro um tenente que a dada altura precisava que um suspeito confessasse o local onde estariam guardadas umas armas ilegais. O rapaz não falava e por isso o Tenente não foi de modas e toca a enfiar uma vassoura no rabiosque do rapazinho que confessou prontamente onde estavam escondidas as armas.
Giro é que antes de fazer a manobra com a vassoura, o mesmo tenente tinha patrocinado uma cena de amor bonito na favela. Passo a explicar. O "xeu guarda" reuniu toda a gente, suspeitos de estarem ligados ao tráfico, que se encontrava nas proximidades e separou os rapazes e as raparigas. Pôs os rapazes ombro a ombro alinhados de costas para uma parede e mandou-os baixar as calças. As "moças" tiveram que tirar a blusa ou a t-shirt e deixar os peitos ao léu. Depois pôs as raparigas lado a lado em frente aos rapazes e mandou-as fazer um "boquete" (vulgo sexo oral para quem não entendeu) aos "meninos" que estavam com as calças em baixo. E avisou: quem não tivesse erecção levava pancada e era multado (gostava de ler a multa, juro que queria. Infracção: impotência sexual ou homossexualidade dissimulada).
Resultado dos superiores: a vassoura no cú do outro ainda era prática aceitável de uma operação policial, agora sexo em público isso é que não era aceitável.
Agora o que eu acho interessante e relevante para a situação portuguesa é a abordagem do boquete. Isso sim, é trabalho de polícia do século XXI. Existem aqueles que defendem que a repressão e a violência policial só aliena o individuo e o torna mais violento. Então, chegou agora a resposta ideal. Como dizia o outro: "all you need is love". Agora ao invés de reprimir, mostra-se um pouco de amor comunitário para reduzir a criminalidade. Dessa forma, até eu me redimia dos pecados e renascia para Cristo.
Conselho às forças policiais: em vez de fazerem rusgas, mandem prostitutas a casa de traficantes fazer "boquetes". Seria muito mais interessante que durante a situação de reféns no BES em vez de mandarem os GOE, tivessem pedido às meninas da Artilharia 1 que estão mesmo ali ao lado para invadir o banco e "persuadir" os bandidos com amor. Seria interessante e as imagens certamente venderiam muitos DVD's.

Labels: ,

3 Comments:

Blogger Ângela said...

Continuo na minha: afinal, alguém me explica onde está o castigo???

02 September, 2008 11:09  
Blogger Carrasco said...

That's the beauty of it

02 September, 2008 13:19  
Blogger Mil said...

eu acho que aumentarias o numero de crimes não violentos, com direito a rápido arrependimento!

05 September, 2008 14:20  

Post a Comment

<< Home