Sunday, March 16, 2008

Haute Cuisine ou Haute Merde?




Outro dia conversava sobre estas novas tendências culinárias. Haute cuisine, cozinha de fusão, pratos franceses misturados com cozinha tailandesa, Big Mac meets bóbó de camarão, etc....

Pelo que me parece começa a aparecer uma proliferação de novas modas/tendências culinárias neste nosso rectângulozinho à beira-mar, curiosamente acompanhado por aumentos significativos de preços.

Dizem que se está a pagar a arte no prato. Eu olho para eles e digo: "Arte? Onde?". Um lombinho de 30 gramas com salsa espetada e molho colocado em zigue-zague é arte? Já podiam ter dito que neste momento já tinha material para abrir uma galeria culinária. Como diriam os tipos dos CTT...Fónix.

Depois a questão das quantidades também é interessante. Aparecem-me com os tais 30 gramas de carne e depois mais nada. 15 euros por um pratinho daqueles? Dá vontade de ir à cozinha e dizer: "Adorei a amostra, tragam a travessa com a minha refeição, oh sá xavour!".

Com muita sinceridade acho que isto nem se deveria chamar de haute-cuisine, fusão ou tai/sueca. Deveria-se chamar cuisine 3º Mundo, dado que com aquelas quantidades a inspiração terá sido certamente países com populações famintas onde a comida é pouca e sujeita a práticas inflacionistas por aqueles que se pretendem aproveitar da situação.


"Fónix..."

Labels: , , ,

3 Comments:

Blogger Coisa said...

Heyyy...eu ja ouvi isto em qq lado! LOL

17 March, 2008 00:13  
Blogger Balbino said...

Eu trabalho num restaurante aos fins-de-semana. O pessoal já sabe que a "staff food" é sempre mais generosa que a quantidade cliente! =P

17 March, 2008 01:27  
Blogger Mil said...

Fónix..
Concordo contigo plenamente..
Nada como uma boa tasca, onde servem uma costoleta de vitela que alimentava uma aldeia de etíopes durante um mÊs!!!

17 March, 2008 18:36  

Post a Comment

<< Home